domingo, 22 de setembro de 2013

O nosso casamento - fornecedores, conselhos e dicas

Este post é dedicado a todas as noivinhas que andam por aí um pouco à nora na aventura que é planear o wedding. Também eu andei nos inícios, sem saber bem onde e como procurar fornecedores, a comparar preços, a falar com várias pessoas que já se tinham casado e a recolher diferentes opiniões. Espero, de alguma forma, ajudar ou dar ideias!


# Igreja/Civil
Primeiro de tudo, é preciso saber se queremos um casamento na Igreja ou pelo Civil. Caso seja pela Igreja, a escolha da mesma não há-de ser difícil - no meu caso foi a que mais gosto na minha cidade. Confesso que ainda fiquei um pouco indecisa por causa do estacionamento e das obras que mais tarde andaram a fazer por lá, mas não me arrependi. Escolham a que gostarem mais, independentemente do resto. Estacionamento arranja-se sempre!
Se decidirem pelo civil, aí a escolha da Quinta ou local da recepção tem de ter um local para a cerimónia, exterior e interior caso esteja a chover.

A minha Igreja foi a Igreja da Sé de Lamego:





# Local da recepção 
Este é o ponto mais importante, a meu ver. Vários factores têm de se ter em conta: a localização (se é muito longe da Igreja é melhor esquecer....), o espaço (se dá para todos os convidados à vontade), o menu, se se responsabilizam pela decoração (e se é ao gosto dos noivos....), se conhecem pessoas que já lá foram e as opiniões, e, claro, o preço. 

Nós escolhemos a Quinta da Pacheca para o nosso casamento. Nunca tínhamos ido lá a nenhum, mas só ouvimos boas opiniões. O espaço é enorme, tanto para os aperitivos, como para a ceia, e dá para realizar o baile no salão do jantar, o que, a meu ver, é a melhor solução uma vez que as pessoas não se dispersam e quem quiser pode estar sentado a ouvir música e a descansar ou a conversar. A Quinta é lindíssima, rodeada de vinhas a toda a volta, e tem uma adega típica onde podíamos fazer a parte dos aperitivos caso chovesse. Tem também hotel na própria Quinta, o que também pesou na decisão, já que vinha muita família de longe.
Fizemos a degustação e gostamos de tudo à primeira! Deixamos o cabrito de lado e optamos pelo tornedó, já que eu não sou fã de cabrito. Também tivemos corta-sabores, que acho que dá um gostinho bom lá pelo meio!eheheh
A Quinta tratou de toda a decoração e posso dizer que foi ao meu gosto. Como já mostrei no post anterior, os centros de mesa tinham renda como o convite, as flores eram da cor dos marcadores de mesa que tinham imprimido o poema de cada mesa. Cá fora. as mesas estavam identificadas em molduras todas diferentes penduradas num biombo verde. Ficou giro!

A adega

O hotel

A entrada










# Fotógrafo
Este ponto foi o que mais dores de cabeça nos deu. Não queria um fotógrafo da terrinha, que me conhecesse há 20 anos e pusesse uma foto do meu casamento na montra da loja para todas as pessoas da cidade verem; não queria um fotógrafo do estilo convencional, com fotos forçadas e nada originais; e por último, não queria um fotógrafo caro. Missão difícil portanto, já que a palavra "casamento" inflaciona os preços assim puff e somos cobrados por tudo e mais alguma coisa. Depois de muitas horas na internet a ver sites, emails trocados e uma reunião, fomos até à exponoivos e foi lá que descobrimos o nosso fotógrafo. Depois da reunião fiquei convencida; ele é que veio ter connosco, a Vila Real, o preço pareceu-me razoável (depois de tudo o que já tinha visto), vimos álbuns de um só casal como exemplo (é importante porque se vos mostram um álbum com vários casais, obviamente que escolheram as melhores das melhores fotos!), e as fotos a preto e branco conquistaram-me. O escolhido foi Nelson Marques Photography e podem ver algum do trabalho dele e da Andreia (que foi a nossa fotógrafa) no site. Já vimos as nossas fotos e estão lindas, adoramos!!!!

Sim, somos nós!!!!


# DJ/ animação
Esta escolha foi relativamente rápida. Depois de tanto stress em arranjar fotógrafo, já não tinha paciência para pesquisar DJs, sou sincera. Ouvi falar do LSS aqui pela net, em alguns foruns e sites de casamento, liguei-lhe e gostei do que ouvi......percebi que fazem isto há já algum tempo, são profissionais e têm material de qualidade, para além de conhecimento musical. Quando perguntei ao fotógrafo quem me aconselhava e ele disse LSS à primeira....as minhas dúvidas dissiparam-se. E foi partyrola MESMO!


# Músicos/Animadores de crianças
Quando acertamos com o LSS ele propôs-nos um saxofonista para o aperitivo. Mas depois de vermos uns vídeos e ponderar-mos, decidimos que não queríamos. E estamos contentes com a decisão! A música do DJ estava muito boa e com um volume e qualidade excelente, não senti falta de mais nada....
Em relação à animação da criançada, também não tivemos. Isto porque houve poucos meninos no nosso casamento. Mas há imensas pessoas a fazer isso e a preços não muito abusadores. Informem-se com o local do casamento!


# Corte do bolo
Aqui também não hesitamos muito e contratamos uma empresa de Lamego que tem uma oferta variada em animação. Escolhemos a largada de balões com led e uns repuxos de luz quando cortamos o bolo. Aqui a coisa é puxada: o fogo dura 1 min e não é muito barato (casamento né!) e os balões também não são uma pechincha. No entanto aconselho tudo a que tiverem direito, é um momento lindo! Os nossos convidados adoraram os balões :)


#Photobooth
Sim, o photobooth é moda nos casamentos. Vi empresas que faziam só isso por um valor acima dos 500 euros, o que pra nós é muito. Havia fotógrafos que colocavam o serviço por mais x. Eu e o marido optamos por comprar uns acessórios engraçados e colocar à disposição dos convidados na altura do baile....digo-vos que foi um sucesso e as fotos estão demais!!! Muito divertido mesmo!!! E gastamos cerca de 10 euros :p


#Coro da Igreja
Aqui também foi fácil, ficamos com o Grupo de Jovens da Sé, que canta muitíssimo bem e toca piano, violino e guitarra, entre outros. Um grupo coral jovem, com músicas alegres, gostei muito!!!!


#Livro de honra
Deixei isto para a última semana e depois foi o que consegui arranjar. Em cada folha fiz a marca de uma fota e as pessoas assinaram ao lado, enquanto a minha cunhada tirava foto com a nossa máquina para colocarmos no livro mais tarde. Assim temos fotos de todos os convidados!!! Bem, mais ou menos, já que alguns não assinaram....mas é sempre assim com os livros de honra, já se sabe!


#Lembranças
Pois, aqui está outro aspecto dor-de-cabeça. Primeiro não sabíamos o que dar. Depois andamos a ver e era tudo super-hiper-caro. Depois pensamos em fazer nós mas ia dar muito trabalho e não há tempo para isso. Pensamos em todas aslembranças que recebemos em todos os casamentos. Onde estão? O que era? Pois.....não nos lembramos de todas, é verdade. Decidimos não ter lembrança no nosso casamento. A lembrança fica na memória e no coração! Mas aos meninos demos uma espetadinha de gomas :D


#Convites
Os últimos são os primeiros e este foi também uma das minhas dores de cabeça. Se por um lado não queria gastar balúrdios num convite (não vi nada a menos de 2e20 cada), por outro não tenho jeito para artes manuais e queria uma coisa bonita. Quando me decidi a deitar mãos à obra foi um 31 para encontrar o papel desejado. A cor pretendida era cor-de-pêssego ou rosa velho, e nada.....acabei por me ficar com um castanho e até acho que ficou melhor com a renda.
O papel comprei numa loja local e o restante foi tudo numa mega store chinoca que aqui há. Não é coisa que me orgulhe, mas foi o único sítio onde encontrei tudo o que precisava e a um preço em conta!

"Atrás da poesia do amor vem a prosa do casamento"

# Noiva - vestido, acessórios, cabelo
Ah, isso fica para o próximo post!

Como podem ver, não é preciso ter um casamento cheio de tudo e mais alguma coisa para ter um casamento de sonho. Nós não tivemos algumas das coisas acima mencionadas e foi um dia lindo, não sentimos falta de nada!!!
Espero ter sido útil de alguma forma a todas as noivinhas. Dá-me um prazer enorme falar desta viagem e do nosso dia!

Ósculinhos grds grds da ex-pra-sempre-noivinha :)

2 comentários:

  1. Muito útil! Estas dicas vão-me dar muito jeito daqui a pouco tempo! :)
    Ainda bem que tudo correu bem. Muitas felicidades!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)