sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa da treta

O que é a Páscoa afinal? A ressurreição do senhore, dar um beijinho na cruz depois de 3589097 pessoas terem feito o mesmo há minutos atrás (muito higiénico portanto), pôr o envelopezinho com a notinha para a paróquia, coelhinhos e ovinhos e folar. A verdade é que nunca fui muito fã da Páscoa. Antes ainda significava férias mas agora já nem isso! Hoje em dia tudo se comercializa e claro que a época pascal não fugiu à regra. Mas há coisas que não fazem muito sentido, senão vejamos, o que é que o coelho tem a ver com os ovos?!! Os coelhos não põem ovos e dos ovos não brotam coelhinhos; mais, os acho que coelhos nem comem ovos sequer. O grandioso JC não ressuscitou dentro de um ovo nem foi levado para os reinos por um coelho voador…percebem? Onde é que está a lógica da associação Páscoa/Coelho/Ovo? Ainda se comêssemos fantasminhas de chocolate ou pronto vá, mantinham o coelho mas seria coelho/cenoura ou então ovo/galinha, mas assim….será que existe uma história nobre por trás disto que eu desconheço??? Se sabem, digam por favor!!! Não é que eu não goste de ovinhos de chocolate, mas…
Esta semana tb fui por umas calças a subir e a sra. disse “quer para a Páscoa?” e foi então que me lembrei que as pessoas guardavam sempre as suas new indumentárias pa estrear na Páscoa. Lembram-se? Era na altura em que nós usávamos collants grossos cor-de-rosa com saia amarela e camisola ás cores de todas e mais algumas do rainbow e totós :)
E pronto a Páscoa resume-se a isto. Claro que é sempre bom para estar com a família, mas não se deveria esperar por estas alturas para fazer isso. E é claro que é bom porque 6ª é feriado e o fds é prolongado. Ah e nós madrinhas recebemos flores e damos prendas. E há muitos chocolates e amêndoas de chocolate nos supermercados (a parte melhor portanto).
De qualquer das formas aqui fica um beijinho meu de boa Páscoa para vocês, com direito a coelhinhos e ovinhos!!!!eheh

5 comentários:

  1. Amiga devo dizer que quando li este post também não tinha nenhuma teoria que ajudasse a desvendar o significato dos coelhinhos/ovinhos da Páscoa... realmente aparentemente não faz sentido! mas decidi investigar... e graças ao maravilhoso mundo da Web, descobri algo..Tcharannnnnnnn!!!!
    "A História do coelhinho da Páscoa e os ovos.

    A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho reproduz-se rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

    Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
    A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII"
    Espero ter sido útil...loool
    Háaaa! também tenho a dizer que a missa que se celebra da Páscoa é a maior e mais importante do ano! 1h30min aqui na minha terrinha...sim! ainda bem que as velhinhas simpáticas se encolheram e eu fiquei sentada:) lol
    EMag, Bjis***
    Boa Páscoa sushi:)

    ResponderExcluir
  2. ai amiga és a maior!!!:D e agr somos umas pessoas mais cultas e informadas!!!hehe princesaa:) esperança de uma vida nova...ai ai!menos nós era bom!lol e um cadinho mais d sorte!para as 2!eheh boa páscoa!beijinho, loveu*

    ResponderExcluir
  3. Então vá... mais um bocadinho de Coltura! :p

    A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

    No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.

    Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.

    In Wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Coelhinho_da_P%C3%A1scoa ) ...

    Beijokkas!

    ResponderExcluir
  4. Aitarak: tu rulas!eheh:) e essa da lenda da mulher pobre ta fix...como e k o coelho ia trazer os ovos?se calhar era um descendente de kanguru...lololol as coisas kas pessoas inventam!o resto ate tem mais lógica...mas a cena dos coelhos serem os kings da reprodução tb tá boa!let´s do it, bunny style!!!kakakak beijoka grd!

    ResponderExcluir
  5. Querida Sushi, o teu blog até pode ter fundo cor-d-rosa, mas isso é só para disfarçar porque aqui o people cultiva-se..lol ahh pois!
    Venha o próximo post para a gente desvendar:)
    Bjinhos*
    EMag

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua teoria! ;)